terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Introdução de trevo nas pastagens de inverno

Em 2011 a equipe técnica da Epagri de Águas Frias viabilizou para 10 produtores da região os kits forrageiros do Programa Terra Boa – Forrageiras, da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. O kit é composto de sementes de forrageiras, corretivos, fertilizantes e inoculantes num valor máximo de R$ 1.500,00 por produtor. 
Foram selecionadas propriedades que servissem como unidades de referência técnica aos demais produtores da comunidade e município. Nestas propriedades foram realizadas reuniões técnicas com as finalidades de motivação e capacitação dos demais produtores. 
“Com a introdução de trevo branco e vermelho nas pastagens de aveia e azevém, além de melhorar o teor protéico e a digestibilidade, observamos um prolongamento no período de utilização das pastagens de inverno”, informou o extensionista rural da Epagri de Águas Frias, Ivaldir Bordignon, lembrando que, apesar da estiagem que ocorre na região oeste, algumas propriedades continuaram utilizando as áreas com trevo até o mês de dezembro.
Para a obtenção de sucesso na introdução de leguminosas como os trevos nas pastagens alguns cuidados são importantes, como por exemplo: correção do pH e teor de fósforo no solo, fazer a inoculação das sementes e semear a partir da segunda semana de abril, preferencialmente em maio. Quando for feita a sobresemeadura, recomenda-se semear, colocar os animais para promoverem o rebaixamento da pastagem e provocar o contato da semente com o solo. Em áreas cultivadas, deve-se ter o cuidado para que as sementes fiquem cobertas com uma leve camada de solo.


Rosemar dos Santos C avalheiro


Fonte;Epagri