sexta-feira, 8 de março de 2013

Preparados homeopáticos influenciam composição mineral de cebola orgânica

A Estação Experimental da Epagri de Ituporanga tem pesquisado o uso de substâncias ultradiluídas, também denominadas preparados homeopáticos, em cebola no sistema de produção orgânico. O uso de preparados homeopáticos no manejo de vegetais é permitido pelas normas orgânicas por apresentar baixo poder residual nos alimentos e impacto no ambiente. As substâncias ultradiluídas são manipuladas na Estação Experimental da Epagri de Lages, sob a coordenação do pesquisador Pedro Boff e avaliadas a campo pelos pesquisadores da Estação Experimental de Ituporanga. “A cebola é produzida tradicionalmente com o uso de agroquímicos, porém a produção de cebola orgânica em escala familiar têm sido apoiada e pesquisada pela Epagri em Santa Catarina”, informa o pesquisador da EEItuporanga, Paulo A. S. Gonçalves. 
Na composição mineral de cebola são encontrados diferentes minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, sódio e selênio. Os teores desses minerais dependem, entre outros fatores, da sua concentração no solo.
Em pesquisa recente, divulgada na Revista Agropecuária Catarinense em novembro de 2012, disponível no site http://www.epagri.sc.gov.br ,foi observado que o preparado homeopático de calcário de conchas 6CH apresentou alto valor de cálcio nos bulbos produzidos. O preparado Natrum muriaticum 12CH apresentou maiores níveis de fósforo, ferro, silício e potássio. Esses resultados abrem a perspectiva de estudo da qualidade nutricional de alimentos e da nutrição de plantas influenciados pelo uso de homeopatia.
O trabalho de pesquisa foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em parceria com as Estações Experimentais da Epagri de Ituporanga e da Embrapa/Hortaliças de Brasília (DF), representadas respectivamente pelos pesquisadores Paulo A. S. Gonçalves, João Vieira Neto e Patrícia G. B. de Carvalho.

Fonte; EPAGRI